segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Já Chegou Woodstock!

Três dias de paz e música. 15, 16 e 17 de Agosto de 1969. Estas foram as datas escolhidas para o que viria a ser o maior festival da historia da música (pq não o maior festival da historia do Mundo?). Para a realização deste festival, os produtores tiveram algum trabalho, já que achar um lugar para abrigar jovens, dorgas e outras cositas más não era fácil. Mas isso é uma outra história, que é, por sinal, muito bem descrita no filme "Aconteceu em Woodstock" que talvez apareça aqui em alguma 6ª.


Um sentimento de união, de amor, de liberade... era isso o que preenchia o evento! Crianças, adolescentes, adultos, veteranos de guerra, brancos, negros, amarelos, todos unidos, mostrando que a América, destruida por seus conflitos internos podia, sim, ser uma só! E isso tudo era sentido, a cada banda ou cantor que pisava naquele palco.


O primeiro a ter a honra de subir no palco de Woodstock naquele dia 15 de Agosto, foi Richie Havens, com sua mão gigante e jeito peculiar de tocar o violão. Aclamado pelo público tocou até não ter mais músicas tendo que improvisar "Motherless Child" da banda Sweetwater que seria a banda que tocaria a seguir naquela noite.


Abaixo o video de "Freedom" do brother Richie.



Além deles, tocaram, Bert Sommer, Tim Hardin, Ravi Shankar, Melanie Safka, Arlo Guthrie e fechando o primeiro dia, a cantora folk Joan Baez.
Joan Baez era o símbolo daquele EUA, que convivia todo dia com protestos contra a Guerra ou pelos direitos iguais. Para se entender um pouco o que acontecia em 69 por lá, Joan tocou grávida, e o pai de seu bebê estava preso, pois havia se negado a ir lutar na guerra.


Joan Baez cantando "We Shall Overcome".





E assim foi o dia 15. A noite caiu, as crianças adormeceram juntos aos seus pais em suas vans, a beira do lago ou no gramado. Todos eles sentindo que o que viria nos dias seguintes, só poderia ser melhor. Todos eles sentindo que alguma coisa estava acontecendo ali. Todos eles se sentindo iguais... e livres. E ainda faltavam 2 dias.


[Já que tava faltando meu comentário, aí vai: Espero que amanhã seja mais animado, porque essa música de igreja no final, me fez dormir! IUAHuihaiuHAUHiuahIUHAIUha]

Nenhum comentário:

Postar um comentário